domingo, 6 de abril de 2014

Pão de cenoura integral


Ingredientes:

- 3 xícaras de cenouras reladas
- 2 ovos
- 1 xícara de água morna
- 2 colheres 
de fermento biológico seco
- 3/4 de xícara de óleo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de chá de sal
- 4 xícaras de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara  aveia fina

Preparo

Em uma panela com água cozinhe a cenoura até ficar macia, e então drene a água e bata a cenoura no liquidificador, ou em um processador, até obter um purê.
Ainda no liquidificador, adicione os ovos e 1/2 xícara de água, batendo até o purê ficar bem cremoso.
Na batedeira  coloque o fermento biológico seco e o restante da água, mexendo até dissolver totalmente o fermento. Despeje então o purê de cenoura e, na sequência, adicione o óleo, açúcar, mel, sal e 5 xícaras de farinha e aveia misturando na batedeira (gancho) para bater massa de pão. SE for necessário colocar mais trigo. Em seguida, coloque a massa em uma tigela grande levemente untada , cubra com um pano úmido filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora, para dobrar de tamanho.
Divida a massa em bolinhas. Coloque as bolinhas de massa em uma assadeira untada de óleo ou spray para untar e cubra novamente com um pano úmido ou filme plástico, deixando descansar por mais 1 hora. É importante não deixar uma bolinha de massa muito próxima a outra, pois elas vão crescer nesta etapa.
Passada 1 hora, os seus pãezinhos já estão prontos para assar. 
Leve então os seus pãezinhos para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 18 a 20 minutos ou até que fiquem dourados.
Se preferir, depois que as bolinhas dobrarem de tamanho, pode-se congelá-las. Depois de congeladas, pode colocar todos em saco plástico e deixar no congelador retirando somente a quantidade que desejar.

Receita adaptada de http://animaisrespeito.wordpress.com/2013/03/20/receita-pao-de-cenoura-em-formato-de-coelhinho-da-pascoa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário